https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Morre Monsenhor Jorge Simão Miguel, “Padre Jorge”, aos 94 anos
24/03/2023 07:41 em Utilidade pública

Padre Jorge era pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, em Piracicaba, onde continuava exercendo seu ministério como vigário paroquial

Por Ronaldo Castilho

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

 

Monsenhor Jorge morreu, na madrugada de sexta-feira, (24), aos 94 anos. Natural de Capivari, cidade da Região Metropolitana de Piracicaba, filho de Simão Miguel e Missora Abrahão, teve a ordenação diaconal em 20 de fevereiro de 1955, e a ordenação presbiteral em 8 de dezembro de 1955, dia de Imaculada Conceição. Foi pároco emérito da Paróquia Imaculada Conceição, na Vila Rezende, onde continuava exercendo seu ministério vigário paroquial. A causa da morte ainda não foi divulgada. A Diocese de Piracicaba ainda não se manifestou. A reportagem do JP está apurando sobre o velório e sepultamento do padre que fez história em Piracicaba.

Monsenhor Jorge era um dos padres mais antigos da diocese, foi batizado em 15 de novembro na Matriz São João Batista. Também nessa igreja recebeu a primeira eucaristia, foi crismado e foi coroinha por seis anos.

Em 25 de fevereiro de 1943, ingressou no Seminário Diocesano de Campinas, onde fez os primeiros estudos da formação sacerdotal. Em 1949 transferiu-se para o Seminário Central do Ipiranga, em São Paulo, onde cursou Filosofia e Teologia. Foi ordenado diácono em 20 de fevereiro de 1955 por Dom Antônio Siqueira, em São Paulo.

Em 8 de dezembro de 1955, foi ordenado sacerdote por Dom Ernesto de Paula, primeiro bispo diocesano de Piracicaba, na Catedral de Santo Antônio. No domingo seguinte, dia 11, celebrou a primeira missa solene em Capivari, na Matriz de São João Batista.

Em janeiro do ano seguinte passou a trabalhar em Piracicaba. Por dois anos foi professor e ministro de disciplina no Seminário Diocesano “Imaculada Conceição” (o primeiro seminário da diocese). Além do trabalho no seminário, também auxiliava na Paróquia Imaculada Conceição e era capelão do mosteiro das Irmãs Carmelitas. A partir de 1958, ele deixou os trabalhos no seminário diocesano e passou a se dedicar mais à paróquia, primeiramente como Vigário Coadjutor de Monsenhor Romário Pazzianotto; no ano seguinte, com o afastamento do Monsenhor Romário por motivo de doença, tornou-se Vigário Auxiliar.

E no dia 6 de janeiro de 1960, foi nomeado pároco por Dom Ernesto, ofício que exerceu por mais de 46 anos. Entre as grandes realizações de seu paroquiato, destaca-se a construção da nova igreja matriz. A cerimônia de lançamento da primeira pedra ocorreu em 27 de setembro de 1964 e a inauguração do novo templo em 23 de setembro de 1972.

Encerrou seu ofício de pároco no dia 26 de fevereiro de 2006, mas continua trabalhando na paróquia como pároco emérito e vigário paroquial.

A SERVIÇO DA DIOCESE

Em 8 de dezembro de 1969, Dom Aníger Francisco de Maria Melillo nomeou-o Vigário Geral da diocese, ofício que exerceu por 33 anos, até o final de 2002.

Com a transferência de Dom Moacyr José Vitti para Curitiba, onde assumiu como Arcebispo Metropolitano em 18 de junho de 2004, a Diocese de Piracicaba tornou-se sede vacante. Para dirigi-la, no dia 22 do mesmo mês, Monsenhor Jorge foi escolhido pelo Colégio de Consultores como Administrador Diocesano, respondendo pelo governo da diocese até a posse do novo bispo diocesano, Dom Fernando Mason, em 24 de julho de 2005.

Completam seu currículo a serviço da diocese outros ofícios: foi membro do Colégio de Consultores, do Conselho Diocesano de Presbíteros, do Conselho Diocesano de Pastoral e diretor do Movimento Cursilhos de Cristandade.

MONSENHOR

Como Vigário Geral passou a ser chamado de monsenhor. Mas o título oficial veio em dezembro de 1980, como homenagem a seu Jubileu de Prata Sacerdotal: o Papa João Paulo II, atendendo pedido de Dom Eduardo Koaik, nomeou-o “Monsenhor Prelado de Honra de Sua Santidade”. O documento pontifício lhe foi entregue em 22 de janeiro de 1981.

 

Depois, em 2002, também a pedido de Dom Eduardo, o papa lhe concedeu o terceiro grau dos monsenhores, nomeando-o “Monsenhor Protonotário Apostólico Supranumerário”, no dia 2 de dezembro. Ele é o único da diocese distinguido com essa alta honraria. O título foi entregue oficialmente no dia 16 de março, durante missa festiva presidida por Dom Eduardo.

COMENTÁRIOS