https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Risco de queimadas e baixa umidade relativa do ar
16/09/2022 08:43 em Utilidade pública

“Fortes ventos despertam preocupação”, diz Defesa Civil

A Defesa Civil do Estado de São Paulo informou, nesta quarta-feira (14), que entre sábado (17) e quarta-feira (21), o tempo voltará a ficar firme e as chuvas serão restritas apenas à Região Leste. Dessa forma, a umidade relativa do ar volta a entrar em queda, principalmente no Norte, Oeste e Centro do Estado, onde vai haver risco de incêndios. Segundo o órgão estadual, a baixa umidade do ar vem acompanhada de fortes rajadas de vento, que podem variar entre 40 e 60 quilômetros por hora, em grande parte do Estado, principalmente no sábado (17) e no domingo (18).

“Os fortes ventos despertam a preocupação, pois diante de uma queimada podem espalhar os focos de incêndio para outras áreas”, informou a Defesa Civil. Para prevenir e combater as queimadas florestais, o Estado desenvolve anualmente a Operação Estiagem.

A edição deste ano acontece entre os dias 1º de junho a 30 de setembro. Meses antes são realizadas as oficinas preparatórias voltadas para o treinamento e capacitação dos agentes municipais. Somente esse ano foram capacitados 1.500 agentes, em 333 cidades paulistas, constituindo brigadas de incêndio locais. Outra iniciativa é a ação de aparelhamento dos municípios, com a entrega de viaturas e equipamentos.

UMIDADE DO AR
Também durante a Operação Estiagem a Defesa Civil desencadeia planos de contingência nas regiões mais suscetíveis aos problemas decorrentes da seca, por meio do monitoramento da umidade relativa do ar, pelo Centro de Gerenciamento de Emergências, sempre emitindo alertas à população quando a umidade atinge níveis abaixo dos 30%. Também compete ao CGE a contratação de aeronaves de asa fixa para combater os incêndios. De acordo com o Climatempo, em Piracicaba a umidade relativa do ar pode chegar a 28% no sábado e cair para 17% no domingo.

Beto Silva
beto.silva@jpjornal.com.br

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS