https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Codepac abre processo de tombamento dos edifícios e acervos da Escola de Música de Piracicaba
06/09/2022 09:09 em Cultura

O Codepac (Conselho de Defesa do Patrimônio Cultural de Piracicaba decidiu na última sexta-feira (2), pela abertura do processo de tombamento dos edifícios da Empem (Escola de Música de Piracicaba Maestro Dr. Ernst Mahle), do acervo instrumental e documental (instrumentos musicais e partituras), além do registro da Empem como patrimônio cultural imaterial. O Codepac é ligado à Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural).

Na sexta-feira, o colegiado do Codepac, em reunião ordinária, apreciou a solicitação da sociedade civil referente à preservação da Empem, pertencente ao Instituto IEP (Educacional Piracicabano), com mais de 5.000 assinaturas. Agora o Codepac tem o prazo de 180 dias para concluir os processos.

“Após a leitura do abaixo-assinado, o colegiado decidiu pela abertura do processo de tombamento dos edifícios da Empem, acervos instrumental e documental, além do registro como patrimônio cultural imaterial. A partir da deliberação e definição dos trâmites estabelecidos na última reunião, o Codepac tem prazo de 180 dias para concluir todos os processos para garantir o tombamento dos edifícios e acervos’, explica o presidente do Codepac, Ésio Antônio Pezzato.

De acordo com o secretário interino da Semac (Secretaria Municipal da Ação Cultural), Hermes Balbino, a Empem é considerada patrimônio cultural, não apenas de Piracicaba, mas do Brasil inteiro, porque, paralelamente à tradição, conta com instalações e estruturas de primeiro mundo, que agregam profissionais e professores altamente gabaritados.

“A Empem tem um profundo significado para as artes e para a cultura de nossa cidade, ressonando esse significado para o mundo, como tem orquestrado em toda sua história. Além do espaço físico, que traz conteúdos em sua existência, também as obras e os artistas que ali se formaram e se apresentaram compõem essa partitura que teve seu início com a motivação do maestro Ernst Mahle, e estamos na vibração para que muitas outras pessoas possam usufruir desse bem incalculável e multiplicar os talentos ali produzidos”, ressaltou o secretário.

Da Redação

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS