Com estoque em nível crítico, Santa Casa de Piracicaba pede doação de sangue
25/05/2021 16:23 em Saúde

A Agência Transfusional da Santa Casa de Piracicaba precisa de doação de todos os tipos de sangue, especialmente o do tipo O+, que nesta terça-feira (25), contava com apenas uma bolsa à disposição de pacientes internados no hospital. De acordo com a biomédica da Santa Casa, Luana Gatti, a situação do estoque é bastante crítica.
“As bolsas de sangue doadas são utilizadas em pacientes do hospital que passaram por cirurgias, inclusive, cardíacas, pacientes da oncologia, além de outras comorbidades e nas mais variadas situações de urgência e emergência”, disse Luana, lembrando que os tratamentos durante a pandemia não param. Segundo ela, o estoque precisa ser mantido para atender as solicitações de transfusões e, dessa forma, garantir a segurança dos pacientes.

As bolsas de sangue são repassadas pelo Hemonúcleo, que atende a demanda de toda região de Piracicaba. De acordo com a assistente social da captação de doadores da unidade – instalada no complexo hospitalar da Santa Casa, Luciana Sacheto Bueno, os estoques de sangue estão bem abaixo dos níveis recomendados. “Houve queda de 40% nas doações e precisamos de todos os tipos sanguíneos; porém os tipos A -, A+, O- e O+ são os que estão mais em falta no momento”, salienta.

O Hemonúcleo Piracicaba necessita de uma média diária de 60 bolsas de sangue para ser repassado aos hospitais de Piracicaba e região. Elas são utilizadas durante a realização de cirurgias, em casos de acidentes e de determinadas patologias; pois o sangue é um recurso humano imprescindível à manutenção da vida e para uma assistência segura e efetiva.

O apelo à população é que faça esse ato de amor ao próximo; que doe sangue. O atendimento para doações de sangue é de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h. “Estamos fazendo o agendamento pelo site https://agendamento.hemocentro.unicamp.br e ressaltamos que existe uma quantidade máxima de atendimento diários; portanto, o prévio agendamento da doação garante que a pessoa será atendida no dia que agendou”, orienta Luciana.

Ela lembra que, atualmente, o prédio do Hemonúcleo está em reforma e os atendimentos estão sendo feitos no antigo prédio do ‘Saúde Inteligente’, dentro do complexo da Santa Casa, com entrada pela rua Silva Jardim, 1700 . Mais informações pelo telefone (19) 3422-2019 e e-mail hemonucleopiracicaba@gmail.com

POR QUE DOAR SANGUE?
O sangue é um tecido vivo que circula pelo corpo. É essencial à vida e não pode ser substituído. Portanto, doar é uma atitude de educação, amor e cidadania. Ao realizar uma doação de sangue, você está ajudando pelo menos três pacientes que necessitam de transfusão. A doação, respeitando os critérios técnicos, não acarreta qualquer risco para o doador e todo processo para a doação, que inclui cadastro, pré-triagem, triagem e coleta, leva em torno de 80 minutos.

COMO DOAR?
Para doar, é obrigatório a apresentação de documento de identificação com fotografia, emitido por órgão oficial; ter entre 16 a 69 anos, sendo os menores de 18 aceitos apenas com consentimento formal e presencial do responsável legal. Maiores de 60 anos não podem doar pela primeira vez. Também é preciso pesar no mínimo 50 kg, não estar em jejum, tomar café da manhã, mas não almoçar e estar descansado. O intervalo para doações para os homens é de 60 dias e para mulheres, 90 dias.

Da Redação

FONTE: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS