Atividades físicas para praticar em casa
29/03/2021 10:26 em Saúde

Com a implementação de decreto municipal divulgado pelo prefeito de Piracicaba, Luciano Almeida, para combater a pandemia da Covid-19 no município, a circulação das pessoas pelas ruas, parques e espaços públicos fica restrita no período de 27 de março a 04 de abril, no município de Piracicaba. Ao todo serão 9 dias de isolamento social, o que não significa que é preciso ficar em casa, sem movimentar o corpo.

A personal trainer Viviane Silveira preparou uma série especial aos leitores do JP com movimentos que podem ser praticados na segurança e no conforto de nossos lares.

Os exercícios são baseados nos conceitos do HIIT (High Intensity Interval Training ou treino intervalado de alta intensidade) e podem ser conferidos em vídeo, a partir da próxima segunda, dia 29, no portal e no facebook do JP.

Ela explica que os exercícios podem ser praticados por iniciantes ou atletas avançados e são fundamentais para a manutenção da saúde física e a melhoria no condicionamento físico, além de ajudar nos cuidados com os aspectos psicológicos que foram afetados com o isolamento e a falta de opções de lazer, nestes dias de pandemia. “Antes de iniciar a série de exercícios é fundamental o aquecimento para preparar o corpo e evitar o surgimento de lesões. É importante que a pessoa leve em consideração a sua capacidade física para que essas atividades tragam os benefícios desejados.” – disse.

Às pessoas que não estão acostumadas com a prática de exercícios, o indicado é fazer apenas uma passagem (série) com os exercícios programados, observando sempre a duração de 40 segundos com intervalos de 10 segundos para cada movimento.

Os atletas avançados podem praticar os exercícios com um pouco mais de intensidade com até 4 passagens, mas sempre observando o tempo estipulado para prática dos exercícios e os intervalos.

Treino simples para condicionamento físico

– Agachamento livre e com a cadeira;

– Abre e fecha dos pés com socos;

– Flexão de braços com apoio da parede e solo;

– Saltos laterais;

– Elevação de quadril no solo;

– Flexão de joelhos e braços

Atividades físicas e os benefícios à saúde

A OMS (Organização Mundial da Saúde) estima que cerca de 5 milhões de pessoas morrem todos os anos por falta de atividades físicas. A entidade apresentou estatísticas que mostram que um em cada quatro adultos não pratica exercícios suficientes. Entre os adolescentes, os números são alarmantes, quatro em cada cinco adolescentes não praticam atividades físicas.

A organização destaca a importância da prática de exercícios regulares para prevenir várias doenças, entre elas, as doenças cardíacas, diabetes tipo 2 e câncer. Os benefícios da vida em movimento envolvem a redução de sintomas de depressão, de ansiedade e o estímulo à saúde do cérebro.

Edilson Morais

 

Fonte: Jornal de Piracicaba

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