Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
Vacinação Contra a Gripe, acima de 60 anos, começa amanhã (23)
22/03/2020 16:27 em Cidade

Campanha de vacinação contra a gripe começa na segunda (23)

POR PIRACICABA HOJE

A campanha de vacinação contra a gripe (influenza) começa nesta segunda-feira (23/03). Todos os postos de saúde do município vão atender a população em seus horários habituais (CRABs e UBSs, das 8h às 15 horas, e USFs, das 8h às 16 horas).

Também haverá vacinação no CRAB Paulista e no Ambulatório de Saúde Mental Vila Cristina (de segunda a sexta-feira, das 09h às 15h) e na Clínica de Atenção às Doenças Metabólicas – CADME (às segundas e quartas-feiras, das 9h às 13h, a partir de 25/03).

Para evitar agromerações, os profissionais das unidades irão auxiliar na organização da fila para que as pessoas mantenham distância de aproximadamente 1 metros uma das outras.

O Ministério da Saúde tomou a decisão de realizar esta campanha com um mês de antecedência, que historicamente acontecia em abril, pelo momento que o mundo passa no combate ao coronavírus, apesar desta vacina não prevenir contra esse novo vírus, ajuda no diagnóstico diferencial do mesmo.

Destaca-se que os sintomas desta doença são semelhantes aos do coronavírus e essa antecipação visa reduzir a carga da circulação de influenza e H1N1 na população e minimizar o impacto sobre os serviços de saúde.

A síndrome gripal é uma doença respiratória infecciosa de origem viral, que pode levar ao agravamento e ao óbito, especialmente nos indivíduos que apresentam fatores ou condições de risco para as complicações da infecção ( idosos com 60 anos ou mais, profissionais da saúde, portadores de doenças crônicas não transmissíveis, crianças menores de 5 anos de idade, gestantes e outras condições especiais.

Assim, a vacinação dos grupos prioritários é fundamental como uma estratégia de prevenção, para a redução da ocorrência da doença, internações e óbitos.

Cronograma de vacinação da população alvo:

23/03 a 15/04: idosos e trabalhadores da saúde;

16/04 a 08/05: inclusão dos professores e funcionários das escolas públicas e privadas, pessoas com doenças crônicas, forças de segurança e salvamento;

A partir de 09/05: inclusão das crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas, povos indígenas, população prisional e os funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medida socioeducativas, pessoas na faixa etária de 55 a 59 anos.

 

Dia D, para vacinação todos os grupos prioritários:

Zona Rural – dia 2 de maio, sábado, em unidades de saúde e postos volantes.

Zona Urbana – dia 9 de maio, sábado, em unidades de saúde e postos volantes.

COMENTÁRIOS