Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
SINFÔNICA DE PIRACICABA LEVA TEMAS DE FILMES AO FESTIVAL DE CAMPOS DO JORDÃO
17/07/2019 21:11 em Música

A OSP (Orquestra Sinfônica de Piracicaba) participa do Festival Internacional de Inverno de Campos do Jordão, que completa 50 anos em 2019. A apresentação do conjunto ocorre no último domingo de julho, dia 28, data do encerramento do principal evento de música erudita da América Latina. Intitulado “A Orquestra no Cinema”, o concerto acontece na Praça do Capivari, às 13h30, e reúne músicas-tema da sétima arte, conhecidas do grande público.

Esta é a quarta vez que a OSP compõe a programação do evento, cuja 50ª edição começou em 29 de junho, com 130 atrações entre a capital paulista e a Serra da Mantiqueira. “Alguns dos principais nomes da música erudita estão presentes em Campos do Jordão nesse período, o que coloca o festival como uma vitrine internacional, especialmente para nós, que temos a chance de demonstrar a qualidade do trabalho produzido em Piracicaba”, diz o maestro Jamil Maluf, diretor artístico e regente titular da OSP.

A escolha do tema “A Orquestra no Cinema” surgiu após o maestro ter o convite formalizado pelo violonista Fabio Zanon, um dos principais concertistas da atualidade, coordenador artístico-pedagógico do festival desde 2013. “O Zanon me explicou que a 50ª edição concentrou as ações em dois eixos: Clássico e Popular-Sinfônico. Assim, decidimos novamente levar à Praça do Capivari uma apresentação para cativar o público, algo que já fizemos nas participações anteriores”, completa Jamil Maluf.

Quatro peças estão no programa: do filme “2001 – Uma Odisseia no Espaço”, de Stanley Kubrick, a OSP apresenta “No Belo Danúbio Azul”, de Johann Strauss Jr.; do longa-metragem “Morte em Veneza”, do cineasta Luchino Visconti, há o adagietto da “5a. Sinfonia”, de Gustav Mahler; do filme “Laranja Mecânica”, de Stanley Kubrick, a abertura da ópera “La Gazza Ladra”, de Gioachino Rossini. Para o encerramento, a OSP interpreta a Suíte Sinfônica de Guerra nas Estrelas, composta por John Williams para o filme “Star Wars”, de George Lucas.

As obras escolhidas para o repertório também serão apresentadas em Piracicaba no sábado, 27 de julho, no Teatro Municipal Dr. Losso Netto, em sessões às 15h30 e às 18h, com distribuição de ingressos gratuitos pelo site www.megabilheteria.com a partir das 9h do dia 24 e retirada de ¼ da capacidade uma hora antes de cada sessão, presencialmente, na própria bilheteria da Casa de Espetáculos.

Para a regência do espetáculo, Jamil Maluf convidou William Coelho, maestro paulistano de 36 anos.

 

Da Redação

Fonte: http://www.jornaldepiracicaba.com.br/sinfonica-de-piracicaba-leva-temas-de-filmes-ao-festival-de-campos-do-jordao/

COMENTÁRIOS