https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Mostra de bonecas será aberta nesta terça-feira
18/12/2017 16:42 em Novidades

O Museu Histórico e Pedagógico 'Prudente de Moraes' receberá, a partir desta terça-feira (19), a exposição de um dos brinquedos mais antigos e populares do mundo. A Mostra 'Bonecas Antigas,' do acervo pessoal da restauradora, Cristina Paulon, conta com bonecas a partir da década de 1890. O evento pode ser visitado até o dia 27 de janeiro de 2018.

A coleção, iniciada com uma pequena boneca de plástico da fábrica Estrela, ao longo do tempo, chegou a mais de 90 peças, com exemplares de diversas origens e materiais. São bonecas fabricadas no Brasil, Alemanha, Estados Unidos, Inglaterra, entre outros países. As mais antigas, criadas a partir de 1890, são de massa. Há bonecas de pano e outras fabricadas em celuloide, com cabelos sintéticos ou lã. Estão expostos ainda, vestidos antigos utilizados em bonecas.

De acordo com a curadora, Cristina Paulon, a boneca do mundo ocidental surgiu apenas no século XVIII, como manequim de casas de alta moda que atendiam a nobreza.

“No Brasil as bonecas de fabricação caseira eram produzidas com massa de papel ou recheio de palha e as cabeças moldadas em massa e recobertas com gesso, além das bonecas de pano. Até as bonecas chegarem às casas de famílias abastadas, foi um longo caminho de adaptações e desenvolvimento de materiais e tecnologia”, explica.

A Exposição 'Bonecas Antigas' revela ao público momentos de recordação e reflexão sobre a representatividade feminina sociocultural, nos tempos atuais. Um longo caminho percorrido que vai da bonequinha de luxo criada apenas para enfeite, que passa pela representação social com bonecas donas de casa e mãe, até chegar à mulher de Negócios.

Museu

A casa de Prudente de Moraes, adquirida inacabada e concluída em 1870, foi cenário de inúmeros encontros políticos do conturbado período da Proclamação da República. Constava no lote junto à edificação, o seu gabinete e um grande quintal com jardim e pomar com frondosas jabuticabeiras mandado plantar por Prudente de Moraes.

Este edifício abrigou após a década de 1930, a Faculdade de Odontologia 'Prudente de Moraes', o Grupo Escolar 'Dr. Prudente', a Delegacia de Ensino e, em 1957, o Museu Histórico e Pedagógico 'Prudente de Moraes'.

Atualmente, o prédio se encontra tombado a Nível Municipal (Codepac), Estadual (Condephat) e Federal (Iphan). Além do edifício, o acervo correspondente a Coleção 'Prudente de Moraes' encontra-se também tombado pelo Iphan.

O acervo do Museu é eclético reunindo objetos e mobiliários que pertenceram a importantes figuras piracicabanas entre elas Prudente de Moraes, Luiz de Queiroz, João Sampaio, Barões de Serra Negra e de Rezende, Sud Mennucci, Cobrinha, Fabiano Lozano. Há, também, grandes obras de artistas plásticos piracicabanos e um variado acervo iconográfico e textual.

Serviço

Exposição 'Bonecas Antigas'

Onde - No Museu Histórico e Pedagógico 'Prudente de Moraes', localizado à rua Santo Antonio, nº 641, Centro da cidade

Quando - De terça-feira (19) ao dia 27 de janeiro de 2018

Visitação - De terça a sexta-feiras, das 9 horas às 17 horas, e, aos sábados e feriados, das 9 horas às 13 horas

Entrada - Franca

 

Informações - (19) 3422-3069.

 

Fonte: http://www.gazetadepiracicaba.com.br/_conteudo/2017/12/canais/piracicaba_e_regiao/507277-mostra-de-bonecas-sera-aberta-nesta-terca-feira.html

COMENTÁRIOS