https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Número de pessoas que praticam corrida aumenta na pandemia
09/11/2021 09:24 em Saúde

A pandemia trouxe para a maioria das pessoas a necessidade de mudar os hábitos e inserir atividades físicas na rotina diária. Os exercícios que são realizados ao ar livre, se tornaram os mais praticados do momento, a corrida por exemplo, ganhou muitos adeptos e proporciona diversos benefícios para a saúde. Entre eles estão a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e o emagrecimento.

Hoje em dia essa modalidade deixou de ser um hobby e passou a fazer parte do cuidado e da filosofia de vida das pessoas. Ela auxilia na saúde mental, no bem-estar, na socialização, melhora a qualidade do sono, aumenta o condicionamento físico, melhora a respiração, fortalece o abdômen e aumenta a expectativa de vida.

Essas vantagens podem ser conquistadas sozinha, acompanhada por um profissional, ou até mesmo por um grupo de amigos.

Se você deseja iniciar nesse universo da corrida, tenha em mente que é preciso ir devagar, procure correr de 2 a 3 vezes por semana, por volta de 20 a 60 minutos e de preferência em superfícies planas, pois vão diminuir as chances de acontecer algum acidente ou lesão durante a prática desse exercício.

Gustavo Fernandes, profissional de educação física, recomenda que “o ideal é estabelecer um limite de distância, que varia de 2 a 3km e manter um ritmo do início ao fim da corrida. Caso sinta alguma dificuldade nesse processo, pare para recuperar o fôlego e depois continue, lembrando sempre de respeitar seus limites. Se preferir busque a ajuda de grupos de corrida ou de um profissional de educação física para te acompanhar durante o percurso.”

Para reforçar os cuidados e evitar lesões, é recomendado alongar bastante o corpo antes de correr.

Outro cuidado importante, mas que a maioria das pessoas ignora é a importância de descansar após o trajeto. Esse fator faz toda a diferença principalmente para os corredores iniciantes que estão querendo evoluir e acabam se esforçando bastante na hora da corrida.

”É no descanso que acontece a síntese proteica, responsável por criar adaptações necessárias para melhorar a performance.” Explica Gustavo.

Essa modalidade está cada vez mais presente na vida das pessoas, seja na rua ou até mesmo na academia, sozinho ou acompanhado o importante é cuidar do corpo e da saúde de forma benéfica.

Daniela Boaventura
daniela.boaventura@jpjornal.com.br

fonte: O JORNAL DE PIRACICABA

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!