https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Quebradeiras de Coco de Babaçu (MA)
06/10/2016 12:22 em Música


Sonora Brasil - Quebradeira do Coco Babaçu (Crédito Márcio Vasconcelos)

 

O grupo é formado por oito mulheres que trabalham na quebra do coco babaçu desde a infância e hoje também exercem papel de liderança na defesa e valorização do trabalho das quebradeiras. Atuam politicamente por meio da Associação em Áreas de Assentamento no Estado do Maranhão (Assema) e do Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu (MIQCB), que tem o objetivo de melhorar as condições de trabalho e a qualidade de vida das pessoas envolvidas nesta atividade.

 

A prática do canto durante a caminhada para os babaçuais e a quebra do coco é uma experiência que trazem desde a infância, quando acompanhavam mães e avós, na lida diária, época em que a criança participava ativamente no trabalho da agricultura na zona rural em diversas regiões do país. O repertório narrava fatos do cotidiano ou aludiam ao universo infantil através de cantigas de roda.

 

Mas o repertório que prevalece hoje está ligado à luta política. As músicas tratam de assuntos relacionados à valorização do trabalho, da mulher e da luta pelo acesso aos babaçuais que estão localizados em grandes latifúndios. São cânticos que refletem uma postura crítica e questionadora diante das condições de vida das trabalhadoras e suas famílias, que são entoados com voz firme e marcados pelo ritmo das ferramentas usadas na quebra: o machado e o porrete.

 

A criação do grupo ocorreu em 2004 com o apoio do MIQCB e da Assema, e realizou várias apresentações desde então. Sua formação conta com a participação de representantes das seis regiões onde a instituição possui representação. São elas: Dora, Moça e Silena, de Lago do Junco (MA); Nice, de Penalva (MA); Dijé, de São Luís Gonzaga (MA); Iracema, de São Domingos do Araguaia (PA); Francisca Lera, de Esperantina (PI); e Nonata, de São Miguel (TO).


.

 

Contatos para imprensa: Sonora Brasil em Piracicaba: Vanessa Piazza – (19) 3437-9253 / vanessa@piracicaba.sescsp.org.br

 

 

SERVIÇO: MÚSICA - Sonora Brasil
Quando:
Dia 13, quinta, 20h.

Onde: Teatro.
Ingressos: Gratuito. Retirada com 1h de antecedência.

Endereço: Rua Ipiranga, 155 - Centro. Piracicaba/SP

 

FONTE: comunicacao@piracicaba.sescsp.org.br

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!