https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/db057069d7ac27dc948c3760c7bfabc8.png
https://public-rf-upload.minhawebradio.net/1847/slider/000ade17790d0c2daaeb705b633a9a01.png
Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA)
06/10/2016 11:19 em Música

 

 

 

Sonora Brasil: Cantadeiras do Sisal e Aboiadores de Valente (BA) - Crédito Robson di Almeida

 

A cidade de Valente está situada no nordeste da Bahia, a 240 quilômetros de Salvador, na principal região produtora de sisal do país, planta que é transformada, principalmente, em fibras e cordas, mas também em tapetes e outros produtos. Na região também se concentram fazendas dedicadas à agropecuária bovina e caprina, o que justifica a presença de aboiadores.

 

As cantadeiras do sisal são mulheres que trabalharam por muito tempo nas várias etapas de produção da fibra, desde o plantio até a fabricação dos produtos derivados, e que hoje são artesãs, ofício que aprenderam a partir de projetos desenvolvidos na região com o objetivo de criar alternativas de trabalho para as mulheres que desenvolviam atividades pesadas e mal remuneradas no ciclo de produção do sisal.

 

Ailton Aboiador e Ailton Jr., pai e filho, são aboiadores reconhecidos na região. O pai trabalhou por muitos anos na lida com o gado, transportando boiadas pelos campos do semiárido baiano. O aboio “pé duro” foi sua ferramenta de trabalho e as toadas foram sua companhia das horas de descanso no campo. O filho, desde criança acompanhava seu pai na lida com o gado e já na adolescência formava dupla cantando aboios e toadas.O repertório das cantadeiras, é formado por cantigas conhecidas desde a infância e outras de uma memória mais recente que tratam de questões cotidianas e fazem alusão a particularidades da produção sisaleira. O grupo é formado por Izabel, Alda, Ivamarcia, Carminha, Marisvalda e Cássia.

 

Contatos para imprensa: Sonora Brasil em Piracicaba: Vanessa Piazza – (19) 3437-9253 / vanessa@piracicaba.sescsp.org.br

 

SERVIÇO: MÚSICA - Sonora Brasil
Quando:
Dia 11, terça, 20h.
Onde: Teatro.
Ingressos: Gratuito. Retirada com 1h de antecedência.

Endereço: Rua Ipiranga, 155 - Centro. Piracicaba/SP

FONTE: comunicacao@piracicaba.sescsp.org.br

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!