Festa do Vinho de Santana acontece neste fim de semana, entre os dias 15 e 17 de junho
13/06/2018 07:13 em Cultura

A 11ª edição da Festa do Vinho de Santana acontece neste fim de semana, com abertura oficial, às 20h de sexta-feira (15) e segue até domingo (17). O evento realizado pelo Círcolo Trentino de Piracicaba e Associação de Moradores do bairro, conta com a parceria da Secretaria Municipal da Ação Cultural e Turismo (SemacTur). A programação inclui atrações musicais, comidas típicas, vinho artesanal e apresentação de danças trentino-tirolesas. A entrada é franca.

 

A festividade que integra o calendário do município tem o objetivo de celebrar as tradições da comunidade trentino-tirolesa, formada há 125 anos, por famílias que se estabeleceram no local no final do século 19, após deixarem a região de Tirol, na Europa Central.

 

Para a secretária da Ação Cultural e Turismo, Rosângela Camolese, além de apreciar o vinho artesanal e os pratos típicos, essa festa oferece aos visitantes, uma verdadeira aula de história. “Até os dias de hoje, a comunidade mantém os seus costumes, ensinando às novas gerações, suas práticas religiosas, seu dialeto e suas danças praticadas em grupos, com pessoas a partir dos três anos de idade”, comenta.

 

Na sexta-feira, após a abertura oficial com a participação da rainha e embaixatriz da festa, haverá apresentação desses grupos, show com a Banda V4, jantar com o prato colonial e comes e bebes. No dia 16, a Banda La Polline comanda a animação.

 

No domingo (17), será realizada missa, almoço, música e interatividade com Mississipi Jazz Band. Neste dia, devido ao início da Copa do Mundo, a comunidade disponibilizará um telão para a transmissão do jogo Brasil X Suiça.

 

“Nossa expectativa é reunir mais de 20 mil pessoas e apresentar aos visitantes, os vinhos artesanais produzidos pela comunidade, além da cultura, dança e culinária com os famosos pratos colonial, canederli, crautti, cucagna, grostoli, strangulapretti e muitos outros”, afirma Dirce Vitti, integrante da Organização.

 

“Queremos uma festa familiar, com a presença de adultos e crianças. Nossa comunidade é assim. Contamos hoje, com mais de 860 moradores, uma grande família que trabalha em conjunto”, ressalta Maria Emília, moradora de Santana.

 

Na festa serão servidos em garrafas plásticas, os vinhos seco, suave, tinto, branco e rosê. Os Merlot, Cabernet e espumante estarão disponíveis em garrafas de vidro, apenas para viagem.

 

 

 

A Festa do Vinho de Santana

 

A festa teve início em 2008 quando, com a intenção de alavancar a recém-criada Cooperativa de Vinhos de Santa e Santa Olímpia (Coopervin), foi realizado um almoço que contou com a presença de mais de 1.000 pessoas.

 

Os cooperados cultivam parreiras que produzem 20 mil litros de vinho por ano (10 mil garrafas) seco e suave, tinto, branco, rosê.

 

 

 

Programação:

 

Sexta-feira (15)

 

20h - Abertura oficial, apresentação de rainha e embaixatriz

 

21h - Grupos de dança típica

 

22h - Banda V4

 

Comes e bebes / jantar com o Prato Colonial

 

 

 

Sábado (16)

 

19h30 – A presentação da rainha e embaixatriz

 

20h - Grupos de dança

 

22h – Banda La Polline

 

 

 

Domingo (17)

 

9h30 - Missa

 

10h30 - Almoço com Prato Colonial e comes e bebes

 

Música e interatividade com Mississipi Jazz Band

 

13h - Apresentação de rainha, embaixadora e grupos de dança

 

15h – Transmissão ao vivo Brasil X Suiça (telão)

 

Animação com Banda Nostalgia / Comes e bebes

 

Como chegar:

 

Para chegar ao bairro Santana, é preciso seguir pela Rodovia Geraldo de Barros (SP-304), que liga Piracicaba a São Pedro (SP), depois, na saída 170, pegar a Rodovia Hermínio Petrim (SP-308) em direção a Charqueada (SP). Em seguida, após cerca de 9 quilômetros, basta contornar a rotatória dos bairros Santana e Santa Olímpia, próxima ao km 182, e percorrer uma estrada asfaltada.

Fonte: http://www.piracicaba.sp.gov.br/festa+do+vinho+de+santana+acontece+neste+fim+de+semana+entre+os+dias+15+e+17+de+junho.aspx

COMENTÁRIOS